Como em todas as áreas, a hotelaria possui alguns termos que definem ações importantes dentro do seu universo. O processo de entrada e saída de um hotel, por exemplo, traz duas palavras em inglês que são usadas frequentemente: check-in e check-out.
Quem não está habituado a essas expressões da hotelaria pode se confundir ao ouví-las, por isso, neste artigo vamos lhe esclarecer o que é check-in e check-out no hotel, e o que acontece exatamente em cada uma dessas etapas. Confira!
O QUE É CHECK-IN NO HOTEL
Esse é o termo usado para definir a entrada de um hóspede no hotel – que geralmente começa a contar a partir do meio dia. Neste momento, os colaboradores devem estar devidamente preparados para fornecer e solicitar todos os detalhes sobre a estadia. O hóspede deverá informar o número da reserva, se houver, e na sequência, confirmar os dados pessoais, tipo de apartamento, número de pessoas, duração da hospedagem e a forma de pagamento.
Além disso, o colaborador deverá pedir ao cliente que preencha a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH).
Posteriormente, a chave do quarto, ou um cartão de identificação (este funciona como uma chave e é através dele que será possível entrar na acomodação), será entregue ao hóspede. Além disso, este é o momento em que o colaborador passa ao hóspede todos os detalhes sobre os serviços do hotel como horário do café da manhã, horários das arrumações, localização do restaurante, piscina e outros espaços, bem como a data e horário do término de sua estadia.
O QUE É CHECK-OUT NO HOTEL
Já o processo de saída do hóspede no hotel é definido como check-out. Nele, o hóspede deve desocupar o quarto, retirar seus pertencentes e se dirigir à recepção para devolver a chave, ou o cartão de identificação, e efetuar o pagamento de possíveis débitos – como consumo de produtos do frigobar, por exemplo.
Geralmente, o check-out deve ser realizado até o meio dia. Após esse horário poderá ser cobrada uma tarifa adicional que permite que ele fique no hotel até às 18h. Caso o hóspede não desocupe o quarto, será cobrada a tarifa completa até o dia seguinte. Mas vale lembrar que os horários e as tarifas aplicadas variam de um estabelecimento para outro.
Além disso, no momento do check-out, é importante que os colaboradores sejam cordiais e agradeçam ao cliente sobre sua escolha.
Posteriormente, a nota fiscal e uma pesquisa de satisfação devem ser enviadas para o e-mail do hóspede para que o processo seja concluído com sucesso.